Monday, February 19, 2007

HEMORRAGIA NA RETINA

A última vez que falei neste assunto foi a 20 de Julho de 2006:
Já conto com a 5ª hemorragia na retina (tecido interior do olho). É um tipo de hemorragia que não é visível pelo exterior do olho, mas está cá e afecta o campo de visão. Para melhor compreensão o que vejo do olho com a hemorragia está completamente distorcido, ou seja, só vejo do outro olho. É uma hemorragia que aparece sem pré-aviso, sem razão específica (não tem a ver com nervos, computador, etc) e pode demorar cerca de 3 a 4 meses a desaparecer.
Pois é, foi no passado dia 12/02/2007 que aconteceu novamente. Mais uma vez sem pré-aviso lá perdi um bocado da visão novamente. Como sempre, fui ao médico e à partida não seria a parte grave. Voltei hoje ao médico e à partida não é mesmo o caso grave, por isso não vou precisar de fazer aquele exame horroroso: A Angiografia Fluoresceínica.
Para quem ainda não sabe bem o que eu tenho…
Cada vez que tenho esta problema na visão pode ser por duas razões:
a) rebentamento do vasos sanguíneos da retina. Esta é a situação menos grave, apesar de chata. Nesta situação apenas tenho que esperar que o organismo absova. E esperar que a hemorragia não cause danos na retina.
b) acontecer não sei o quê à membrna na retina, e isso sim é grave. Tem tratamento, mas pode resultar ou não... E by the way... este tratamento SÓ custa 300 contos!!
Neste caso, e nos outros anteriores, hemorragia tem sido provocada por rebentamento dos vasos sanguíneos.

10 comments:

Anonymous said...

Olá!!

Sou alto míope e tive a minha primeira hemorragia na retina, foi por isso que caí no teu blog.

Não conheço mais ninguém com problemas destes e como me pareces mais experiente venho aqui propor ajudares-me com algum conhecimento... "iluminares-me" um pouco.. Se nao te importares responde-me para bioticshot@hotmail.com

Abraços e continuação de boas postagens.

Observador said...

quem já teve esta hemorragia no olho que não é visível pelo exterior do olho, pode me informar se é grave ou como se resolveu ? ,minha esposa está com hemorragia no olho e está vendo uma faixa escura e o médico pediu para passar em um cardiologista para ver se exclui uma "tromboembólico". Caso verem este post, poderia responder no lsleandro@gmail.com
obrigado.
LEANDRO

Anonymous said...

você já perguntou a seu médico sobre a hipótese de malária? hemorragia de retina é um dos sinais! abraço.

CHARLES GOUVÊA said...

ACABEI DE SOFRER UM DERRAME NA RETINA E A MÉDICA DISSE QUE NÃO TEM REGRESSÃO QUE MINHA VISÃO ESTA COMPROMETIDA ISSO É VERDADE OU É COMO VC DISSE O ORGANISMO ABSORVE E A VISÃO VOLTA AO NORMAL? charlesgouvea@hotmail.com

Mariana said...

Eu também tive hemorragia na retina, mas todos os meus outros exames são normais, nada explica porque tive isso. Enttetanto os médicos disseram que o sangue pode ser reabsorvido e posso recuperar a visão. Alguém sabe por que isso pode ocorrer?

Unknown said...

Eu tive, há 6 anos atrás e agora voltou, mas e porque sou diabética. O tratamento foi feito com uma micro cirurgia a lazer. Para queimar as veias que se romperam.

Unknown said...

No meu caso o organismo absorvem

Unknown said...

No meu caso o organismo absorvem

Unknown said...

Tenho 20 anos, e um belo dia acordei e não via nada do olho esquerdo, conversei com meu professor que é médico e ele me encaminhou com urgência para um oftalmologista. O oftalmo detectou hemorragias nos vasos da minha retina e edema no nervo optico, inicialmente sem motivo; fizemos uma micro cirurgia a laser para tentar secar as veias. Fui encaminhada para um cardiologista e então descobri uma pré disposição a trombose por deficiência de proteína S que é um anti-coagulante natural. Provavelmente por fazer uso de anticoncepcionais que "engrossam" o sangue desenvolvi essa trombose. Hoje continuo as sessões a laser pois ainda não tivemos resultados muito positivos, o esperado era que o organismo absorvesse o sangue e a visão voltasse logo mas isso não ocorreu. Infelizmente o caso é delicado pois por causa das hemorragias na retina eu ainda não posso tomar nenhum anticoagulante senão a visão piora, enquanto isso corro o risco da formação de trombos em qualquer parte do corpo, o que tem me deixado apavorada pois tenho dores de cabeça insuportáveis e tenho passado muito mal. Hoje achei a visão um pouquinho melhor, espero que isso acabe logo.

Unknown said...

Investigue com seus médicos. Tudo isso é devido ao diabetes.