Tuesday, May 01, 2007

DIA INTERNACIONAL DA ASMA

Mais do que um Feriado Nacional, fiquei a saber que o dia 01 de Maio tem para mim especificamente um significado importante. Quem me conhece sabe que não dou muita importância aos dias específicos para alguma coisa (Dia dos Namorados, Dia da Mulher, etc…). Parece que o dia de hoje, além do Dia do Trabalhador, é também o Dia Internacional da Asma. Para mim a asma não se resume a um dia, mas sim ao ano inteiro, mas aproveito aqui para relembrar que se trata de uma doença crónica, mas que não é transmissível.
De experiência própria sei que um “ataque de asma” não só é aflitivo para quem o tem, mas mais do que isso acho que é aflitivo para quem está a ver e não pode fazer nada.
Desde que me conheço que tenho asma e já sei bem viver com a questão. É uma asma alérgica, que por vezes se manifesta apenas com crises de falta de ar e outras com incríveis crises de alergia. Os meus inimigos são o pó, os ácaros (ver imagem) e algumas vezes o frio.
Para mais informações: http://www.apa.org.pt/.

No comments: